Como saber se a coceira do meu cão é normal?
- Dra. Letícia Baretta
- 5 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

É comum que cães saudáveis se cocem eventualmente. Entretanto, uma coceira que aos olhos do tutor pode parecer normal, pode estar acima do que é considerado fisiológico (normal) para o cão.
Então, como saber se a coceira do meu pet é normal ou está aumentada? Como saber se a coceira do meu pet está prejudicando sua qualidade de vida?
Em um primeiro momento, para conseguirmos diferenciar o quanto da coceira é normal e o quanto ela estaria aumentada, é importante que saibamos de que formas os cães demonstram o ato de coçar e, caso o seu cachorrinho esteja demonstrando algum desses comportamentos com frequência, é importante ficar alerta, pois pode indicar que o seu pet precisa da assistência de um veterinário dermatologista.
Dentre as diferentes formas de coçar dos cães podem ser citadas: a lambedura de patas, o esfregar do rosto ou do corpo em objetos, o chacoalhar da cabeça e a clássica coçada com o auxílio das patinhas. A coceira excessiva pode acarretar algumas alterações na pele do pet como: eritema (vermelhidão), falhas de pelo, crostas, hiperpigmentação da pele (pele enegrecida) e alteração na cor dos pelos das patas para uma pigmentação vermelho tijolo/cobre (normalmente uma coloração ocasionada pela acidez da saliva em contato com os pelos).
Diversas doenças que afetam a pele dos animais têm como um de seus sinais clínicos a coceira. Entre elas, podemos citar:
· Alergias (Alergia à picada de ectoparasitas, alergia alimentar, dermatite atópica);
· Parasitas (pulgas, carrapatos, sarna sarcóptica);
· Infecções fúngicas (malasseziose);
· Infecções bacterianas (por exemplo, infecção por Staphylococcus);
· Doenças autoimunes
Sabendo como acontece a coceira, precisamos mensurar o quanto esse pet está coçando. Durante a consulta dermatológica, é comum que o médico veterinário dermatologista lhe mostre uma tabela com escala de 0 a 10 ou lhe pergunte verbalmente o quanto de 0 a 10 você acha que seu cão se coça (sendo 0 a ausência total de coceira/ cão normal e 10 coceira extrema). No caso de ser mostrada a tabela, irá ser solicitado que você, tutor, marque onde nessa régua de 0-10 ele supõe que se enquadra a coceira do seu pet. Nos próximos atendimentos, a mesma pergunta e/ou a mesma tabela será mostrada, a fim de avaliar o quanto esse paciente ainda coça ou o quanto o tratamento foi eficaz (o quanto a coceira diminuiu entre uma consulta e outra). A observação da coceira em casa feita pelo tutor ao longo do tratamento do pet é importante, pois, assim, fica mais fidedigna a avaliação da evolução da dermatopatia pelo médico veterinário dermatologista.
A seguir, demonstramos a vocês uma tabela simplificada da escala de prurido/coceira para lhes ajudar na avaliação de coceira do seu animalzinho. Caso você identifique que ele se coça mais do que um cão normal, procure o médico veterinário dermatologista para que ele possa orientá-los.

Escala de Prurido (coceira) adaptada de Rybnícek et al, 2009.
Se o seu cãozinho estiver com coceira acima do que é considerado normal, estarei feliz em recebê-los e poder ajudá-los a melhorar a qualidade de vida do seu pet, diminuindo esse sinal tão incômodo que é a coceira.
*A seguir, a escala original publicada por Rybnícek J, Lau-Gillard PJ, Harvey R & Hill PB, no artigo Further validation of a pruritus severity scale for use in dogs (Validação da escala de severidade de prurido para uso em cães). Veterinary Dermatology. 2009 Apr;20(2):115-22. <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19171021/>

Rybnícek et al, 2009
Texto por Letícia Baretta e Ana Paula Fogliatto
Arte da escala de coceira adaptada por Ana Paula Fogliatto
Comentários